Você sabe qual é a relação entre o Autoconhecimento e o Feedback?

Você já parou para pensar como as pessoas tem dificuldade para dar e receber feedback?

O feedback é uma das melhores formas para desenvolvermos nossas habilidades e potencializar ainda mais aquilo que fazemos de melhor. Porém, é impressionante ver a dificuldade que as pessoas tem de dar e receber feedback.

Normalmente, acontece das pessoas darem feedback de forma “armada”, criticando de imediato o que o outro fez. Seja algo que não produziu um bom resultado ou alguma falha cometida.

Quem conseguiria assumir uma responsabilidade de algo que está sendo duramente criticado?

A tendência de quem recebe uma dura crítica é de se fechar a qualquer possibilidade de mudança, pois é natural o instituto de defesa tentar se proteger.

Em poucas palavras, “Se não estivermos dispostos a solicitar feedback e recebê-lo, nunca seremos bons em oferecê-lo”.

Quando damos ou recebemos um feedback, o resultado deve ser para aprendizado e crescimento. Por que nem sempre isso acontece?

A base que sustenta o feedback é o autoconhecimento. Então, se entendermos quem realmente somos e como reagimos diante das atitudes das pessoas ao nosso redor, aceitaremos com mais naturalidade o feedback e com certeza daremos um bom feedback também!

Deixo aqui 7 dicas que podem ajudar você a desenvolver o feedback:

1.    Ao invés de mandar um email carregado de críticas, converse pessoalmente com a pessoa e esclareça seu ponto de vista.

2.    Sente-se ao lado da pessoa quando for dar um feedback.

3.    Manifeste uma opinião sincera e honesta, demonstrando o seu real interesse pelo que a pessoa fez. Destaque primeiro o que a pessoa fez de melhor no trabalho!

4.    Depois de destacar o melhor que a pessoa fez, entre com o aspecto de melhoria, pois isso gera uma chave de abertura para a pessoa receber o feedback.

5.    Esteja preparado para ouvir a pessoa, realmente ouça!

6.    Evite pensar em prejulgamentos, antes de entender os motivos pelos quais a pessoa tenha feito o trabalho daquela forma.

7.    Seja claro na comunicação.

O feedback precisa ser praticado. Quanto mais você exercitar, melhor será o resultado! Ou seja, dar, receber e solicitar feedback 😉

Existem diversas técnicas de feedback que podem fortalecer muito o seu desempenho profissional!

A CriarLab pode lhe ajudar a desenvolver esta habilidade tão importante! Acesse www.criarlab.com.br

Até a próxima! 🙂

Renata de Paula R. Pereira

Especialista em Gestão Empresarial

Professional & Self Coach